Amizade nossa ele não queria acontecida simples, no comum, no encalço. Amizade dele, ele me dava. E amizade dada é amor. G. Rosa

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ORDEM DO MÉRITO CULTURAL 2010 PARA AS LAVADEIRAS

As lavadeiras de Almenara receberão das mãos do Presidente Lula a medalha da Ordem do Mérito Cultural 2010. O evento acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 2 de dezembro. O Conselho da Ordem do Mérito Cultural é formado pelos Ministros da Cultura, Educação, Relações Exteriores e Ciëncia e Tecnologia. Trata-se da mais alta condecoração da república brasileira. Parabéns ‘as lavadeiras e ao maestro Carlos Farias. Viva o Vale!



Cerimônia deste ano será realizada dia 02/12, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro


A entrega das insígnias, realizada pelo Presidente da República e pelo ministro da Cultura, é a mais alta condecoração concedida a personalidades, instituições e grupos artísticos nacionais e internacionais que tenham se destacado no cenário cultural do país.


Instituída pelo MinC em 1995, a Ordem do Mérito Cultural (OMC) já concedeu mais de 400 condecorações a nomes ilustres da história e da Arte brasileira, como Santos Dumont (in memoriam), Bibi Ferreira, Ângela Maria, Pixinguinha (in memoriam), Cartola (in memoriam), Ana Botafogo, Ariano Suassuna e tantos outros. Em 2010, serão concedidas 40 novas premiações.


As medalhas são direcionadas a um amplo universo temático, de forma a contemplar as áreas do saber e do fazer que marcam a Cultura brasileira e que a fazem conhecida dentro e fora do país. Contemplam as tradições de grupos étnicos, as expressões da cultura popular, as Artes Visuais, a Música, a Literatura, o Teatro, o Cinema, o Design, a produção intelectual, entre outros segmentos que compõem o grande espectro da diversidade cultural do país.


Dentro deste contexto, o Coral das Lavadeiras de Almenara se fez merecedor dessa grande honraria. Fundado em 1991, a partir da construção de uma lavanderia comunitária na periferia da cidade, o coral encontrou no compositor e pesquisador cultural Carlos Farias o estímulo e a organização que o transformaram em um ícone da cultura popular brasileira. Juntos, já representaram o Brasil em Portugal (Festival de Arte, Criatividade e Recreação, realizado na Ilha da Madeira, em 2002), na Espanha (Expo Zaragoza 2008) e em apresentações memoráveis por diferentes regiões do país. As ações culturais realizadas pelas lavadeiras-cantoras de Almenara se destacam pela singularidade, beleza, sendo exemplo de cidadania, inclusão e responsabilidade sócio-ambiental.


De acordo com o Ministério da Cultura “o Brasil vive um momento especial pelo seu desempenho social e econômico, gerando na maioria dos brasileiros otimismo e confiança no futuro e atraindo novos olhares do mundo. É a hora de refletir o País a partir da sua cultura, de todas as maneiras de ser brasileiro. Todos os anos, a Ordem do Mérito Cultural escolhe um patrono. Em 2010, é a vez de Darcy Ribeiro, intelectual brasileiro consagrado como alguém que propunha uma reflexão sobre o Brasil a partir da grandeza de sua cultura e já enxergava que as expressões populares seriam capazes de auxiliar uma leitura mais completa do país”.

Mais sobre o VALE DO JEQUITINHONHA:



Vídeo sobre a barragem de Irapé. Postado pelo usuário Jatir no Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail