Amizade nossa ele não queria acontecida simples, no comum, no encalço. Amizade dele, ele me dava. E amizade dada é amor. G. Rosa

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Maria, Causo Popular.

Nasci no sítio Belém e pur lá mermo me criei,
E derna de novo jurei  nunca casá com ninguém.
Prú arte não sei de quem,
Com Maria me Encontrei,
Passei dois meis namorando, mais dois me noivando
Quando foi no quinto me casei.

Me casei na boa fé,
Mas pru pintura do diacho,
Lá perto morava um macho,
Iludidô de muié.

Um tal de Joca Romeu, que certo dia apareceu na casa em que nois vivia,
Com um jeitão todo estranho e dois oião desse tamanho, butecado pra Maria.
Com pouco tempo passado eu notei que tinha arranjado um "sosso"
pois ela inventou uns "negoço" di nois drumi apartado,
Inventou uns bucho inchado, dor de cabeça e ouvido
um tá de istrambu duído e umas friera no pé,
Essas manha de muié quando querem largar os maridu.

Fiquei pensando...
Ói, será que me acostumo?
Eu morreno de ciúme e o amor deles cresceno.
Aquelas coisas eu veno,
Ela toda deferente e ele metido a valente,
E pra incurtar a novela
Ele tratou de buscar ela, na outra noite da frente.
Quando eles iam saino o Joca perguntou  pru eu,
Aí Maria respondeu:
 -  "Quá!  o bestaião  tá drumino"
Aquelas coisas eu ouvino, me alevantei  tomém.
Quando ela disse:
 -" Oi ele vem, mais não vai temer arroxo, que esse chifrudo é um frouxo nunca brigou com ninguém"

Já era madrugada quando ele levou Maria que  quando assustei eles lá iam descambando chapada abaixo.
Lasquei o pé na estrada gritando pra ver se ela me ouvia: " vem cá Maria,  eu gritava, volta pra donde ocê morava".
Quanto mais eu gritava , mais a diaba corria..

Sabe o que se assucedeu com esse amor de nois dois?
Dez anos depois, Maria me apareceu.
Deixou o Joca Romeu, chegou toda deferente com uns oito fio na frente.
Uns com tosse, ôtos com aids, ôtos com gôgo..
E oia que tenho comido  fogo para sustentar tanta gente!

Geraldo Amancio contador de causo


Um comentário:

Olá companheiro,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail