Amizade nossa ele não queria acontecida simples, no comum, no encalço. Amizade dele, ele me dava. E amizade dada é amor. G. Rosa

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Festa da IRMANDADE DA BOA MORTE

Alunos e professores da Uneb Campus XVIII de Eunápolis estiveram por lá.

Cachoeira, a 109 km de Salvador, palco da tradicional festa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, recebeu este ano dentre seus ilustres visitantes, alunos da Uneb Campus XVIII de Eunápolis que foram conhecer e acompanhar o ritual das irmãs da entidade religiosa.


O evento que une cultos católicos com elementos de matriz africana, é considerado patrimônio nacional e recebe milhares de visitantes de diversas partes do mundo. Inclusive  este ano, alunos da Uneb de Eunápolis.

A programação inclui cortejo anunciando a morte de Maria, missas em memória das irmãs falecidas, sentinela, missa simbólica de corpo presente e procissão. De todas as festas religiosas da Bahia, a da Irmandade da Boa Morte é considerada a mais importante, mais negra, com maior volume de sincretismo e presença da força feminina.




André Lima (UNEB)
movidas pela fé.
O grupo se mantém ainda hoje pelas mãos de 25 mulheres afrodescendentes

Comida sem dendê para a ceia depois da procissão
No terceiro dia a parte religiosa da festa é encerrada com missa de Assunção de Nossa Senhora da Glória e procissão percorrendo as ruas da cidade.


Além da importância histórica da festa as roupas utilizadas pelas irmãs da Boa Morte têm um significado e é também um atrativo à parte durante os festejos. O luto pelas irmãs já falecidas é representado pelo branco. E a vestimenta para o ritual simbólico do sepultamento de Nossa Senhora é composta por saia preta, blusa branca bordada e lenço branco no cabelo. Um xale de veludo, com faces vermelha e preta, é utilizado durante o percurso, com o lado preto voltado para fora.





Cachoeira, São Félix é Nós.








Charuteiras trabalham em fábrica de São Félix
Cadeira de barbearia modelo Inglês do inicio do séc. passado.
Queridíssimo  prof.Orley e seus alunos
Antiga estação ferroviaria.
Agente A.C e nossa colega Thefi




Prof. Célia -  a alegria é geral.


Prof. Maristela e tres garotas solteiras...









Aguardem cenas dos próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail