Amizade nossa ele não queria acontecida simples, no comum, no encalço. Amizade dele, ele me dava. E amizade dada é amor. G. Rosa

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

UFOP adere integralmente ao Enem como única etapa dos processos seletivos de 2011

Por uma decisão unânime do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em reunião realizada em 23 de julho, o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) será utilizado integralmente nos próximos processos seletivos da UFOP para os cursos presenciais e a distância, que ingressarão os alunos em 2011, primeiro e segundo semestres.

As novas possibilidades de ingresso nas universidades públicas que o Ministério da Educação vem oferecendo já pautavam as discussões na UFOP. A universidade já utilizava parcialmente o Enem para a composição das notas dos candidatos.

De acordo com o Coordenador de Processos Seletivos, José Margarida, o novo Enem tem competência para a seleção dos que querem entrar na universidade e a UFOP já utiliza o resultado do Exame Nacional parcialmente desde 1999, o que motivou sua utilização integral e como etapa única na seleção de seus alunos.

O âmbito econômico que envolve o vestibular também foi levado em consideração na decisão, que soluciona o problema de custo causado pelos processos seletivos da universidade, já que todo o dinheiro de arrecadação das inscrições é inferior ao gasto da universidade com o vestibular. Assim, as verbas para assistência estudantil repassadas pelo Ministério da Educação (MEC) aumentarão, melhorando as condições de auxílio para os alunos.

A aderência integral ao novo Enem contribui não somente para a instituição, mas também para os candidatos. O novo processo seletivo torna essa fase, antes tão exaustiva, mais cômoda para o aluno, já que as dificuldades de locomoção para o local de prova diminuirão e a taxa de inscrição terá um valor inferior às taxas de vestibulares comuns, sendo somente paga por estudantes de escolas particulares.

A partir de 2009 as notas do Enem serão consideradas e a exclusividade da nota obtida como critério de seleção não significa que os editais de processo seletivo da UFOP não serão respeitados. O Edital específico do processo seletivo para ingresso no 1º semestre letivo de 2011 será divulgado até o início do mês de setembro. Fica mantida a atual Política de Ação Afirmativa.



Para mais informações entre em contato com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) pelos telefones (31) 3559-1351; (31)3559-1323; (31)3559-1331 e pelo e-mail vestibular@ufop.br

 por Kuruzu Rossi Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail