Amizade nossa ele não queria acontecida simples, no comum, no encalço. Amizade dele, ele me dava. E amizade dada é amor. G. Rosa

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Eunápolis cada vez melhor: Educação e Ideb.

"A educação sozinha não transforma a sociedade,

sem ela tampouco a sociedade muda". Paulo Freire





Foi divulgado pelo  Ministério da Educação o Ideb 2009 do Brasil, estados, municípios e escolas no último 1º de julho. O link com os dados está mais abaixo.

Outras análises e comparações provavelmente virão por aí. Mas esta, parece ser mesmo a primeira.
 Antes porém, vamos entender um pouco sobre o tal Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (antigo primeiro e segundo graus).

O que é Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Para que serve o Ideb

Com o Ideb, ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação: aprendizagem e fluxo. A combinação de ambos tem também o mérito de equilibrar as duas dimensões: se um sistema de ensino retiver seus alunos para obter resultados de melhor qualidade no Saeb ou Prova Brasil, o fator fluxo será alterado, indicando a necessidade de melhoria do sistema. Se, ao contrário, o sistema apressar a aprovação do aluno sem qualidade, o resultado das avaliações indicará igualmente a necessidade de melhoria do sistema. O Ideb vai de zero a dez.

O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos. Para saber mais, clique aqui!

(Fonte: site do Inep)


CONFIRA O IDEB DE EUNÁPOLIS. INFELIZMENTE, A REALIDADE É ESSA! E OLHA QUE SOMOS UM POLO EDUCACIONAL. TEMOS UNEB, COLÉGIO MODELO, ESCOLA TÉCNICA E "FACULDADES" PARTICULARES DE AULAS PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA.



Veja qual era a meta das escolas públicas de Eunápolis:

4ª série / 5º ano   8ª série / 9º ano

Ideb Observado     
                  
 2005  2007   2009   2007
 2.8     3.0     3.2       2.9    

Metas Projetadas

 2009     2011    2013   2015    2017   2019     2021   
 3.2        3.6       3.9      4.2      4.5       4.8         5.1     


Escola Mul. Boa União Eunápolis (BA) Municipal 0,5


Abaixo, os Ideb's dos anos finais do ensino fundamental (4ª a 8ª série ou 5º ao 9º ano) das redes municipais de algumas cidades da região


ITAMARAJÚ: 3.59 (Meta 3.0), 
TEIXEIRA DE FREITAS: 3.9 (Meta 3.8),
PORTO SEGURO: 3.4,(Meta 3.4) 
ITABELA: 3.5(Meta 2.8),
IHÉUS: 3.8 (Meta 3.3)

Obs. 1) Desde a greve do setor da educação ocorrida em Eunápolis  no ano passado, nossos governantes municipais como sempre, nada fizeram com relação a mudanças reivindicadas pelos professores com atitudes contundentes em favor da educação. Aliás, até fizeram: pintaram uma escola de azul e branco e fizeram discursos e festas para inaugurar talvêz a tinta, uma vez que a escola já existia naquele mesmo local. Gasta-se muito em enfeites( juninos e natalinos) nada edificantes para a cidade, gasta-se horrores com o pedrão e para Educação e Saúde não se faz nada que possa beneficiar a comunidade.
Dar aumento razoável aos professores, é coisa que nem se cogita.  Salário não é tudo, mas remunerar bem os professores é um passo importante.

Obs. 2) Essa iniciativa do Governo Federal de criar o Ideb foi ótima. Está contribuindo para fazer a sociedade discutir a qualidade da educação. Isso não é pouca coisa!

Obs. 3) Hoje, quase ninguém quer ser professor. Clique aqui para ler breve artigo sobre o assunto.




UM BRASIL SEM ANALFABETOS


por Emir Sader

do Blog do Emir

08/07/2010



O Brasil teve uma expansão significativa dos direitos sociais da grande maioria da sua população nos últimos anos, extensão do sistema educacional, porém persistem entre 10 e 13 milhões de analfabetos – sobretudo de terceira idade – e grande quantidade de analfabetos funcionais – que aprenderam a ler mas que, sem prática posterior, são incapazes de ler e responder uma carta.

E, ao mesmo tempo, dispomos do melhor método de alfabetização – o método Paulo Freire - que, ao mesmo tempo que permite o aprendizado da leitura e da escrita, favorece a consciência social das pessoas. (Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail