Amizade nossa ele não queria acontecida simples, no comum, no encalço. Amizade dele, ele me dava. E amizade dada é amor. G. Rosa

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

19 de outubro de 1986 morre Samora Machel

De História de Moçambique


Samora Moises Machel, nascido á 29 de Setembro de 1933, na província de Gaza, e morto á 19 de Outubro de 1986, durante um acidente de avião ocorrido em Mbuzini, África do Sul, perto da fronteira com Moçambique, foi o primeiro presidente de Moçambique Independente, e o segundo presidente do partido Frelimo, Frente de Libertação de Moçambique.

Para muitos, Samora foi um líder revolucionário, que será lembrado por todos moçambicanos, para sempre, pelo seu jeito firme de tomar decisões.

Entrou para a Frelimo no momento da sua criação, e em 1969, passou á presidente daquele movimento de libertação de Moçambique, depois do assassinato de Eduardo Mondlane, na Tanzania. Samora Machel dirigiu a Frelimo até o momento da sua morte em 1986.

Foi Samora Machel quem proclamou a Independência de Moçambique em 25 de Junho de 1975, e foi com Samora Machel no poder que Moçambique nacionalizou as fábricas e outros bens, criou a sua primeira moeda nacional, o metical, á 16 de Junho de 1980, e outros acontecimentos marcantes na história do país.

Samora Machel foi casado com Graça Machel, actual esposa do ex-presidente Sul-Africano, Nelson Mandela.

Até hoje, ainda não se conhecem as reais causas do acidente que matou Samora Machel, e nem os responsáveis, em caso de atentado.



Samora Machel

Presidente de Moçambique

Mandato: 25 de Junho de 1975 a 19 de Outubro de 1986

Sucedido por: Joaquim Chissano

Nascimento: 29 de Setembro de 1933  Madragoa, Gaza

Falecimento: 19 de Outubro de 1986  Montes Libombos, RSA

Partido: FRELIMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail