Amizade nossa ele não queria acontecida simples, no comum, no encalço. Amizade dele, ele me dava. E amizade dada é amor. G. Rosa

sexta-feira, 14 de maio de 2010

UNEB participa do Dia Internacional contra a Homofobia

Carol Soledade
Núcleo de Jornalismo

Assessoria de Comunicação

UNEB é reconhecida por ser vanguarda na luta contra a homofobia.
Imagem: Ascom/UNEB.

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) está participando das mobilizações que marcam o Dia Internacional contra a Homofobia, comemorado na próxima segunda-feira, 17 de maio.

“A marcha visa reunir a militância para reivindicar e exigir dos poderes públicos a criminalização dos atos homofóbicos. A UNEB é parceira de todos os grupos militantes nesse enfretamento contra todos os tipos de violência contra os homossexuais”, explica a vice-reitora da universidade, Amélia Maraux.

Uma das atividades mais importantes prevista no país é a I Marcha Nacional contra a Homofobia, que será realizado entre os dias 16 e 19 de maio, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Antecipando as mobilizações, a UNEB, por meio do Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidades (Nugsex Diadorim) marca presença no II Seminário do Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, que acontece de 13 a 15 de maio, em Jequié.

Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, Suely Messeder, coordenadora do Diadorim, vai ministrar a palestra Lésbicas, singularidades e vulnerabilidades, que integra a programação da iniciativa promovida pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

O objetivo do evento é apresentar o alto índice de casos de homofobia que vêm vitimando a comunidade de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais em todo o Brasil, e contribuir para o exercício da cidadania e para a garantia dos direitos desse grupo, salvaguardados pela Constituição Brasileira.

Serão debatidos ainda temas como saúde da população lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), e aspectos psicossociais da homofobia.

Os organizadores da marcha, em Brasília, esperam reunir 1,2 mil militantes, simpatizantes e apoiadores da causa LGBT de todas as regiões do Brasil.

O núcleo também participou da comissão pró-marcha na Bahia, que mobilizou o estado para participar da para 1ª Marcha Nacional Contra a Homofobia Brasília. “Desta forma estamos contribuindo enquanto núcleo individualmente, e ao mesmo tempo estamos articulados com as redes e os movimentos LGBT em ações conjuntas contra a homofobia”, frisa Suely Messeder.

A data lembra o dia 17 de maio de 1990, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de doenças mentais.

UNEB contra a homofobia

O Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidades está na vanguarda da luta contra a homofobia no país há vários anos.

Segundo o professor Osvaldo Fernandez, o núcleo em parceria com o Grupo Gay da Bahia (GGB), tem se manifestado publicamente em Salvador contra a série de atentos contra os homossexuais.

“Temos um projeto de pesquisa sobre o tema Crimes homofóbicos no Brasil – Panorama e erradicação de crimes no período de 2000 a 2007, junto com Luiz Mott, fundador do GGB”.

Em abril de 2010 o GGB divulgou seu relatório anual de assassinato de homossexuais no qual se constata que em 2009 houve 198 mortes.

Informações: Nugsex Diadorim/ Proex – Tel.: (71) 3371-0107.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail