Amizade nossa ele não queria acontecida simples, no comum, no encalço. Amizade dele, ele me dava. E amizade dada é amor. G. Rosa

terça-feira, 20 de abril de 2010

PARA REFLETIR: Políticos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

..."Deus me fez um cara fraco, desdentado e feio, pele e osso simplesmente, quase sem recheio..."

Chico Buarque/Caetano Veloso



Mentira. Engana-se quem pensa que Deus faz as pessoas assim. Enganam-se as pessoas que pensam que Caetano quis dizer simplesmente isso. Se analisarmos toda a música, veremos que o autor quis dizer uma coisa totalmente diferente.



Enganam-se os políticos que usam deste artifício para desculparem sua corrupção e safadeza. Deus não faz ninguém assim, mas os políticos sim. Basta olharmos pro lado que veremos pessoas desdentadas e famintas, principalmente nos " Vales do Jequitinhonha e Mucuri".



Será que Deus escolheu estas regiões para fazer as pessoas famintas, ou os falsos políticos encontraram nestas regiões um local fácil para retirar a comida, educação e saúde das pessoas simples?



Onde andam os filhos dos políticos dos Vales, em qual colégio estudam?



Certamente estão morando em Belo Horizonte e frequentando os melhores colégios de lá.



Até quando nós, que vivemos aqui, que quando muito estudamos em colégios estaduais, que não temos direito à saúde e não temos como fugir da exploração, serviremos de base de sustentação a esses políticos corruptos?



Até quando aguentaremos sobreviver nessas condições? E a partir de quando é que tentaremos mudar este quadro?



Chega de sermos tratados a"pão e circo", isto é, uma cesta básica na época das eleições, e um churrasco acompanhado de comício e show.



Onde estão as riquezas dos Vales, se as pessoas aqui passam fome?



A quem atinge a honra de termos no nosso subsolo as mais preciosas riquezas minerais e sermos conhecidos mundialmente por isto?



Quem são os nossos líderes?



Quem nos representa no quadro político nacional?



Não podemos permitir que pessoas que não conhecem nossa realidade, falem dela. Se não aceitamos ser operados por uma pessoa que não seja um médico, não podemos aceitar que pessoas que não nos conheçam nos representem.



Não é preciso milagres para resolver os nossos problemas, mas sim, trabalho e honestidade.



Basta de sermos iludidos pelos falsos profetas,que criam igrejas, criam religiões e criam partidos políticos para iludirem as pessoas e se satisfazerem.



Façamos um esforço. Lembremo-nos do passado. Analisemos o presente, para que no futuro não voltemos a colocar no poder, políticos corruptos e incapazes de nos representar.



Memória para lembrarmos de quem nos fez mal.



Podemos cometer erros, mas não repeti-los.



Autor: José Jansen Santana. Cidadão do Vale do Jequitinhonha. Texto escrito em 1996 , em Araçuaí.



Texto lambido do Blog do Téo Garrocho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail