Amizade nossa ele não queria acontecida simples, no comum, no encalço. Amizade dele, ele me dava. E amizade dada é amor. G. Rosa

quarta-feira, 21 de abril de 2010

JILÓ É A ESTRELA DA 11ª EDIÇÃO DO COMIDA DI BUTECO EM BELO HORIZONTE


Comida di Buteco 2010

A capital mundial dos bares está em contagem regressiva para a chegada do dia 09 de abril, quando o Comida di Buteco tem início. 41 tira-gostos concorrem ao melhor na votação que reúne um júri especializado e, claro, os botequeiros que são uma verdadeira torcida organizada.


Em ano de Copa do Mundo, o jiló entra em campo com promessa de conquistar a nação verde-amarela e, convenhamos, gringa também. Criatividade, apresentação e principalmente sabor são decisivos na escalação e combinação de ingredientes do petisco concorrente.


“A escolha desse fruto é bastante feliz se contextualizarmos com o que vem acontecendo na gastronomia contemporânea: são trabalhados paralelamente modelos clássicos e novas técnicas, enaltecendo os produtos de raiz. O jiló é uma espécie "nativa domesticada" assim como o cará, a goiaba, a jabuticaba, entre outros. Com isso, como acontece com a culinária moderna, criamos novas receitas com um produto que faz parte do nosso ‘terroir’. É a ‘moderna culinária de buteco’”, explica Eduardo Maya, idealizador do concurso.


Comida de passarinho? Difícil de engolir? Nada disso. De acordo com o gastrônomo o jiló rende milhares de receitas. “Dá para viajar até a Ásia”, brinca Eduardo que só não convidou iguarias como a serralha em função da incerteza do fornecimento do insumo para os milhares de tira-gostos servidos nos botecos durante e após o período do Comida de Buteco.

“O público já espera pela novidade, por um ingrediente interessante e o jiló tem uma boa aceitação não apenas em Belo Horizonte como no Rio de Janeiro e Salvador. Suas possibilidades de utilização são surpreendentes. Ninguém deve ter medo do amargor dele”, conclui.

Esquema tático

Um ano de conquistas expressivas é o que vislumbra a Free Projetos, que realiza o Comida di Buteco em 11 cidades brasileiras. “Acredito que a empresa está num momento de ousadia, pois temos uma praça consolidada, três em consolidação, a retomada de cidades importantes e o começo em praças relevantes. É interessante lidar com esse conceito abrangente considerando os diferentes momentos de cada lugar”, analisa Flávia Rocha, sócia da empreitada.


Uma dos destaques da edição belo-horizontina, de acordo com a empresária, é a proposta do novo portal (http://www.comidadibuteco.com.br/) desenvolvido numa parceria entre Agência V7 e Aorta. Um espaço tão divertido e democrático quanto a mesa de bar. “Esperamos que o público receba e abrace o evento nesta edição. A vocação para a cultura de boteco sempre existiu na cidade, porém essa materialização no calendário vem trazendo muitas conquistas ao longo dos anos”, comenta.

Não por acaso foi sancionada no ano passado a lei nº 9.714 que declarou o município de Belo Horizonte como “Capital Mundial dos Botecos”. Ficou, ainda, instituído o “Dia Municipal dos Botecos”, a ser comemorado, anualmente, no terceiro sábado do mês de maio. Ou seja, na Saideira onde a concentração mais animada se encontra para comer, brindar, curtir atrações culturais de primeira e conhecer aquele que vai levantar a taça com orgulho.
PUBLICADO NA PÁGINA DO SENAC MG.

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