Amizade nossa ele não queria acontecida simples, no comum, no encalço. Amizade dele, ele me dava. E amizade dada é amor. G. Rosa

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A UESB SAI NA FRENTE...

Sobre o decreto do governador Jacques Wagner que  pode  nocautear  a educação no estado da Bahia.


Abaixo, nota pública divulgada pelos alunos da UESB em 30 de março de 2011 e links para sites sobre o movimento


No dia 29 de março de 2011, nós, estudantes de diversos cursos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, fomos às ruas para mostrar nossa indignação com a situação em que se encontra a universidade pública. Fizemos manifestações durante todo o dia, paralisando as atividades acadêmicas da universidade em todos os turnos e marchando pela avenida Olívia Flores, além de realizarmos assembleias para decidir os rumos da nossa organização. A manifestação contou com a participação de mais de 300 estudantes. Os estudantes dos campi de Itapetinga e Jequié também estão mobilizados e paralisaram a universidade nesse mesmo dia. Além da nossa pauta histórica por assistência estudantil e por melhores condições estruturais e administrativas na universidade, reivindicamos contra a atual política educacional do Governo do Estado.

Em 09 de fevereiro deste ano, o Governo da Bahia editou o decreto 12.583/11 e, pouco tempo após, a Portaria 001 que o regulamenta. Cortando verbas para as empresas públicas, o decreto impede a contratação de professores substitutos (impedindo a saída dos professores para qualificação) e a mudança de regime de trabalho de professores para Dedicação Exclusiva (diminuindo a disponibilidade de professores para a pesquisa e extensão). Além disso, corta gastos com água, energia, xerox, cursos, seminários, capacitação e treinamento dos servidores públicos, telefone, assinatura de revistas e jornais, ônibus e demais veículos da universidade. Tais contenções chegam a 30%!!! Essas disposições irão piorar ainda mais as condições já precárias das universidades baianas, além de ferir a autonomia universitária. Isso demonstra qual lugar ocupa a educação no rol de prioridades do governo, e qual o projeto de educação ele implementa – o de total esfacelamento da universidade pública.


Diante disso, nossas reivindicações são:

PELA REVOGAÇÃO IMEDIATA DO DECRETO 12.583/11;

Contra o aumento do preço da tarifa de ônibus e pela melhoria dos serviços de transporte;

Contra os preços abusivos e a comida de má qualidade das lanchonetes e do restaurante universitário;

Por melhores condições na residência estudantil e pela reformulação, com participação dos estudantes, do seu edital que, por excesso de burocracia, impede o acesso aos estudantes.

Pelo pagamento em dia das bolsas de auxílio, monitoria, pesquisa e extensão;

Pela transparência acerca da administração do orçamento da universidade;

Pela criação e manutenção de projetos de pesquisa e extensão.

Pela construção de salas de aula e laboratórios que atendam à demanda estudantil;

Pela regularização do quadro de professores (atualmente faltam 46 professores) e contratação de mais docentes;

Pela diminuição do preço abusivo da xerox;

Por melhores condições de acessibilidade e de infra-estrutura para os estudantes portadores de necessidades especiais;

Pelo aumento imediato do número de livros da biblioteca;

Em defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, contra o seu sucateamento e terceirização dos seus serviços!

Movimento Estudantil Unificado da UESB



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá companheiro,
Não publicaremos comentários ofensivos e que não estejam simetricamente em consonância com o artigo. Se preferir use o e-mail